Acessos ao Blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Culinária Japonesa


Boa noite gurias!!!
Sábado à noite fui ao restaurante japonês pela primeira vez, e decide dividir um pouco da minha experiência com vocês!!
A ideia de comer peixe cru não me parecia muito apetitosa, mas me surpreendi positivamente, pois tem um gosto agradável (claro, prefiro uma pizza! Hahaha)
A comida japonesa é mais leve e natural, quase não tem sal, temperos e especiarias.
Um dos possíveis motivos relacionados à longevidade do povo japonês é a alimentação, constituída por arroz, algas, legumes, verduras, frutos do mar e muito peixe.
A culinária japonesa tem muitas variedades, segue alguns alimentos que pude experimentar:
Sushi: É o mais famoso prato japonês no mundo. E o mais popular entre os japoneses, que os preparam em ocasiões especiais. Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados. Confira os tipos mais conhecidos:
Nigiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo frito;
 
Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;
Norimaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;
Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.
 
Logo que cheguei fiquei apreensiva, pois não sabia nem como comê-los! Hehe
Então, segue algumas dicas para você não fazer feio:
 
- Os hashis são mais higiênicos do que os garfos e colheres e podem ser produzidos com diversos materiais, desde bambu até prata e marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes "palitinhos".
-Nunca cruze o hashi.
-Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo.
- Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais.
-Quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.
- Não espete o hashi na comida.
- É falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi.
- Não movimente pratos ou tigelas com o hashi.
- Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato. A maneira correta de embeber o nigiri sushi é virá-lo de cabeça para baixo, com a parte do peixe cru para baixo. Poucos tipos de nigiri sushi devem ser comidos sem o shoyu. No geral, você deve comer o sushi de uma vez, enfiando-o todo na boca.
 
Gurias, espero que tenham gostado das dicas!
 
Até a próxima!
 
Bjus
♥Analu De Tomasi♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário